quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Carteiristas no metro

Confesso que já não andava de metro há nem sei quanto tempo. Há dias entrei com um amigo na estação de metro da Baixa-Chiado. E, enquanto esperava, ouvi uma simpática mensagem pelo sistema sonoro da estação.
- Atenção, senhores passageiros. Vigiem os vossos pertences que nesta estação há carteiristas...

Eu fiquei surpreendido com o aviso. Virei-me para o meu amigo e perguntei-lhe:
- Ouve lá, onde é que estão as câmaras?
- Não sei, mas se eles dizem que nesta estação há carteiristas isso é por terem as câmaras de vigilância...
- Não, pá. Estou a falar de câmaras de televisão, dos microfones, dos jornalistas...
- Câmaras de televisão? Microfones? Jornalistas? Porquê?
- Não ouviste a mensagem? Deve andar alguém do Governo de visita à estação...

Lá percebi que não, eram carteiristas mesmo, no sentido literal do termo. Engraçado, engraçado é a reacção das pessoas. Alguns homens começam a apalpar o cu (coisa macho de se ver) para ver se a carteira ainda lá está. Se estiver, passam-na para o bolso da frente. Quem usa casaco, leva ao mão ao peito, como se se preparasse para ouvir o hino nacional... E deixa lá ficar a mão...
Depois, começam todos a olhar uns para os outros.

«Serás tu o carteirista?», pensam.

Eu, que estava com barba de duas semanas, andava há um mês para ir cortar o cabelo e tinha dormido mal, devo ter sido tomado por suspeito... Dois homens que estavam ao pé de mim afastaram-se subtilmente, arrastando os pés. As outras pessoas mais afastadas e que viram até devem ter pensado que dei um peido...

Um ou outro homem chegava-se para o pé de mulheres. Não sei se por suspeitarem menos delas, se por desejarem que elas lhes metessem a mão no bolso da frente...

«Atenção, senhores passageiros. Vigiem os vossos pertences que nesta estação há carteiristas...»

Já ouvi! Também não levavam grande coisa...

PS – Já agora, em vez de avisarem as pessoas, não era preferível avisar a polícia?

46 comentários:

Canuca disse...

Antes esse aviso, do que um a dizer que "devido a problemas técnicos, a circulação da linha Azul, vai estar interrompida por tempo indeterminado"...isto sim chateia-me lolol ;).

Estou a brincar, mas um dia quase fui assaltada no Metro, só que vinha com uma colega que se apercebeu a tempo e o rapaz teve azar, saiu-lhe mal a brincadeira, até hoje n se deve ter esquecido da minha cara.

Beijinho

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Canuca

Não se esquecer da tua cara é normal... ;-), mas agora tens de contar o resto.... rs...

Pleeeeease

Beijinhos

Vitória disse...

loooool

Eu raramente ando de metro, mas há muitos..muitos anos fui assaltada..e olha fodi-me, que fiquei sem os 2 contos que trazia.;)

E acho mal que avisem sempre podiamos dizer quando gaijos estão no "rossanço" com coisas salientes apontadas a nós, viramos e dizemos, desculpe, mas a carteira está na mala.;P

Beijoooooooo jorginho

Moon_T disse...

Caro Jorge,
como se essa fosse a unica estaçao em que os há... sim porque os carteiristas sao abrangidos por uma regra deveras importante : Nao andam de metro! só vao à estaçao Baixa/Chiado e mais nenhuma...

Obvio que há carteiristas, ha dles em qualquer lado.
Sem duvida deve ser uma medida tomada pelo Secretario do Turismo nacional para ver se os turistas andam ainda menos de metro ou coisa assim , visto que as pessoais locais nao tem outra opçao.

Quanto às pessoas se afastarem... Já estou tao habituado a isso que por vezes acho graça e ainda brinco com a situaçao. Enfim, valha-nos a subtileza tipica do portugues.
Felizmente (ou nao) , nao lido muito bem com grandes multidoes, daí evitar recorrer ao metro o mais que posso (Obvio que festivais de musica e concertos nao se aplicam a esta minha pseudo-fobia porque estou distraido!), mas ha de facto algumas medidas basicas e de senso comum que as pessoas tendem em ignorar como por exemplo as sras; malas abertas? é algum convite?; e os srs, Ora deixa ca contar o dinheiro aqui em frente a toda a gente e reforçar o facto de a carteira nem me caber no bolso, deixo só a ponta da carteira de fora que ninguem nota...
Um sem numero de medidas basicas que nao custam nada e diminuem consideravelmente certos riscos.

Gostei das reacçoes que mencionaste aqui. Por vezes dar um passo para tras e apenas observar é tão porreiro nao é?

nao me alongando mais para ja...


Obrigado

Canuca disse...

Não me orgulho muito do resto, mas se me voltarem a mexer na carteira, só se n puder é que n faço o mesmo lol.

O rapaz subiu as escadas entre puxões de cabelos e pontapés, pior é que eu com os nervos n o largava, teve que vir a policia lollol...enfim...n se metam com a baixinha lol ;).

Bjoo

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Vita

A carteira está na mala? rs.. rs... rs.. rs..

Beijiiiiinhos

Jorge Pessoa e Silva disse...

Grande moon_t

E a mania dos controtores civis andarem com imensas notas dobradas no bolso da camisa? Não sei se ainda é assim, mas costumava ser uma imagem de marca. Isso e as camisas desabotoadas, os aneis e os fios de ouro...rs...

Aquele abraço

Moon_T disse...

Chama-se Charme Jorge... cenário! elas adoram!!!


(ou nao hehehe)

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs...rs...rs...rs...rs..

Ah, mulher de fibra! Cruzes, quem nunca se vai querer zangar contigo sou eu...rs... rs...

Quase que tenho pena do assaltante... rs...

Só achei estranho que lhe tenhas dado pontapés... Ele não merecia essa recompensa... rs...

Beijinhos rs...rs..

Jorge Pessoa e Silva disse...

Ou não, moon_t, ou não... rs...

Abraço

Pax disse...

Eu acho que isso do aviso é uma técnica com segundas intenções. Ideia de algum politico, portanto.
Sabem que os assaltos são constantes e quando o assaltado se vai queixar sempre podem responder que não foi por falta de aviso.

Beijos :)

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs...

Por falta de aviso não é, de facto...rs...rs..

Só falta sermos multados por não termos tido cuidado... rs...

Beijinhos

Pax disse...

Vais ver que vai ser o próximo passo...
;)

Jorge Pessoa e Silva disse...

Se esse for o próximo passo, PAX, acho que muita gente vai ficar comn vontade de fazer o passo seguinte: empurrar quem nos multa para a linha... rs...

Beijocas

Pax disse...

E sempre poderiamos dizer primeiro "atenção senhores multadores, empurradores na estação" e a seguir "ups, caiu-não foi por falta de aviso!"

:)

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs...rs...rs...


Despois, o governo criava os multadores de empurradores de multadores... rs...

Depois... rs...

Beijocas

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

se calhar era melhor não chamarem os polícias... as tantas, e tendo em conta a recente modinha de bater e assaltar os polícias, eles é que eram assaltados... hehehehehehe
Agora quem quer levar umas cacetadas e ser roubado vai pa bófia! hehehehehe

Um abraço meu caro

TENHO DITO

Pax disse...

Não... a ideia seria os multadores serem (ou terem sido) os próprios membros do governo...

(Hoje ainda estou pior que de costume, lol)

Beijos :)

Anónimo disse...

Caro Jorge:

Todos os anos sou gamado. Pior: sou roubada e espoliado de dinheirinho que ganhei a trabalhar. Há por aí uns carteiritas diplomados e autorizados, vulgo, os gajos das finanças, que todos os anos me limpam mais do que aquilo que eu acho justo pagar. Sobretudo tendo em conta que trabalho bem mais do eles. Mas Deus é grande: ainda há-de vir um maluco qualquer para primeiro ministro que em vez de nos gamar distribui o que o estado recolhe.
Abraço
Rufino Fino Filho

Jorge Pessoa e Silva disse...

Grande Poeta Acácio


Eu, por via das dúvidas, deitei fora as camisas e calças de fazenda azuis (que já não tinha...rs...) para não haver o mais pequeno risco de ser confundido com um agente da PSP...rs...

Abraço

Jorge Pessoa e Silva disse...

A minha solidariedade PAX

Estou a atingir o ponto de não retorno...rs... Tenho de fazer mais um esforço que amanhã o último dia de trabakho antes das férias... Estou em estado de pré-demência... rs...

Beijocas

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Rufino Fino Filho

Em primeiro lugar, permite que te cumprimente com admiração pela excelência do nick escolhido... rs...

Eu só gostava que esse maluco já tivesse nascido, caso contrário estamos tramados...

Aqui há um mês formei aqui um governo, com malta que aqui vem com frequência. Não sei se iriamos resolver os problemas do País, mas seguramente que o iriamos pôr a rir e outras coisas que mais... rs.. Já só faltam uns milhares de assinaturas e estamos a pensar seriamente em concorrer. Apraz-me registar que temos boas possibilidades de contar com o teu voto. E ainda há vagas para secretário de estado... rs...

Abraço

Anónimo disse...

Meu caro Jorge:

Inclui-me no teu governo como Director Geral, porque esses, é que são, na realidade, os que estão dentro de todos os esquemas. Acontece que não tenho jeito para ser Ministro porque são gajos que andam muito nos jornais. Sabes, pela surrelfa, é que é bom.
Abraço
Rufino

Pax disse...

Jorge, então para o caso de amanha não poder cá vir desejar-te boas férias, ficam já esses meus votos :)
Diveeeeeerte-te o mais que possas!

Beijos (estes já de boas férias :)

Sexo & Fetiches disse...

Amigo Jorge, avisar a policia para quê?!... Ultimamente a mensagem que a policia tem feito passar para a população é : "Desenrrasquem-se e não se esqueçam de pagar os impostos, para os nossos ordenados estarem sempre seguros"...

Os ultimos acontecimentos e o clima de tensão que se vive neste país, já era de esperar ha muito tempo!

Beijos & Abraços

Anónimo disse...

"_- Chamem a polícia, hou,hou,hou...chamem a polícia...tan, tan, tan...

há dez anos que não ando de metro....quantas estações é que há já?..... Já têm câmaras de vigilância?

Epá!....qualquer dia somos um país civilizado!

eheheheheh

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Rufino Fino Filho

Gosto do teu sentido prático e objectividade. Tens faro para estas coisas... rs... A tua nomeação está garantida... rs...

Abraço

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva PAX

Vou sentir a tua falta se não poderes passar por aqui amanha ;-( Mas sei que estás ocupada e a ser bem produtiva.

Vamos ver o que se pode fazer nas férias... Eu estou a precisar de parar... Há muito que não me sentia assim tão cansado... Possivelmente também vou fazer um intervalo no blog, onde também preciso de parar por poucos dias que sejam... Mas as saudades que vou sentir de ti e de outros amigos que me visitam diariamnete é capaz de falar mais alto...

Beijinhos, muitos beijinhos e obrigado por tudo.

Jorge Pessoa e Silva disse...

Sara e Miguel


Isto é muito mais divertido quando falamos de sexo, não é? rs... rs... E mais divertido quando é feito... rs.. Quando olhamos para o lado, cada vez percebemos melhor que temos de aproveitar as coisas boas da vida.

Beijinho e abraço

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Leo

Tão civilizado que até já nos avisam que em determinada estação há carteiristas... Os estados unidos podiam aproveitar para copiar o sistema: «fujam o mais que puderem porque nesta estação à bombistas...» (Chama-se a isto humor negro...)

Aquele abraço

Pax disse...

Acredita que também vou sentir saudades tuas... :(...
mas, como é por uma boa causa, é válida.

Eu até gostava que tivesses mesmo saudades... assim aparecias e matavas aqui as nossas!

Importante é que tenhas as férias que precisas e mereces. Cá estarei (estaremos) no teu regresso :)

Obrigado por tudo a TI !

Beijos :)

(Já é quase meia noite, quase foi "amanha" ;)

Umbelina Pimenta disse...

Jorge,vai de férias, descansa mas não deixes o estaminé ao abandono muito tempo, os sorrisos que provocas ao pessoal, vão fazer falta,principalmente,para quem ainda não vai de férias.

Unknown disse...

Este post foi bastante perspicaz...a parte do Governo ;)

Pah...eu detesto o metro Baixa-Chiado...está sempre lotado tipo lata de sardinhas. O do Cais-do-Sodré idem.
Já fui apalpada, já trouxe cheiros alheios na minha roupa e troquei fluidos com outra gente...!
Graças ao Senhor...não fui atacada por carteiristas! lol

Beijinho*

Jorge Pessoa e Silva disse...

És uma querida, Pax

Eu acho que não vou resistir muito tempo. Se calhar vou fazer um balanço de sete meses de blog e programar alguns dos posts de que mais gosto dos primeiros meses. Afinal, só a partir do 4.º mês, mais ou menos, comecei a ter mais visitas e acho que a maioria das pessoas que me acompanha actualmente não conhece esses textos... E sempre que puder ou tiver disposição, publico textos novos. Não sei, estou a estudar...

Descansar já vai ser bom. Preciso mesmo de arejar a cabeça e as ideias. Estou entusiasmado pelo convívio do dia 6 de Setembro, vai ser divertido conhecer gente que nem imagino como são, fisicamente, para ser ainda mais perfeito gostava que também pudesses ir... Talvez um dia dê para a gente tomar um cafezinho. Não me leves a mal por desejar, um dia, conhecer o rosto de alguém de quem gosto e é super inteligente e divertida.

Beijinho (já hoje...rs...)

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Joana

Olha,. eu não sei se preferia ser assaltado por um carteirista se ser apalpado...rs... Depende, se fosse uma mulher bonita...rs...

Eu raramente ando de metro. O da baixa-chiado fica a uns 250 metros do meu trabalho, por isso usei essa estação. Faz-me confusão aquilo ficar tão fundo...

Beijinho

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva umbelina pimenta

Já te disse que gosto especialnente do nome Umbelina. Nem sei se é mesmo o teu nome, nem importa, mas tem personalidade... rs...

Não, amiga, eu não vou conseguir estar muito tempo afastado. E estou a pensar, se não tiver acesso à Internet para onde vou, deixar programados os textos que gostei mais dos primeiros meses. A maioria não os conhece, porque tem mais do que fazer que ler os 200 posts que ficaram para trás...rs...

Obrigado, do coração, pelo carinho. Gosto muito das tuas visitas e dos teus comentários

Pax disse...

Jorge, tu é que és um querido!

Acho excelente essa ideia de publicares os posts antigos :) virei ver sempre que possa.

Assim que tenha alguma notícia (em primeira mão) sobre algum clube (o VFC, por exemplo), troco-a por um cafezinho, pode ser?

Bom "arejamento" e diverte-te muito!
E mando cumprimentos para todos no convivio :)

Beijos :)

Jorge Pessoa e Silva disse...

PAX

Tu lês A BOLA?

Vindo de ti, podem ser notícias em primeira, em segunda, em terceira mão. Quero é saber notícias tuas e nunca te perder o rasto...


Beijocas

Moon_T disse...

eh laaaaa
cafes???
e nao diziam nada...

ok.

nao comento mais!

amarrei a mula

Jorge Pessoa e Silva disse...

Grande moon_t


Tu até sabes onde trabalho... É só apareceres e não nos ficamos pelo café, pois não? Sai uma lourinha...

Aquele abraço

Lis disse...

Olha Jorge, eu tambem ando muito de metro... não não é na minha terra... lol é ai em Lisboa... vou aí muitas vezes...lol

Essa dos carteiristas já ouvi... é engraçado fiz a mesma pergunta... tipo não era mais fácil chamar a policia? Mas depois pensei... então, ver as pessoas a fazer figuras tristes tem mais graça do que prender ladrões/carteiristas! lol

Mas aquilo que me mete mais "impressão" no metro de Lisboa (sim porque já fui a outros países, andei de metro e não vi tal coisa), são os pedintes... cegos ou não..
Há aquele rapaz cego que "até tem graça" que bate com a vara no chão do metro, nos ferros e no copo(?) das esmolas, enquanto diz uma cantilena que não se percebe... Depois há uma senhora cega, também, na estação do Parque que entra sempre há mesma hora no metro... (eu sei porque tive a trabalhar na Feira do Livro e a senhora não falhava nenhum dia!)
E depois há um "rapazinho" de muletas à saída dos Restauradores que consegue enervar-me com: "Jovem orienta-me aí uns trocos...

Fora os outros "icones" que andam por lá a vaguear!

Gosto de Lisboa, mas quando ando de metro sozinha não me sinto segura... e não, não é por ser a menininha do campo que vem à cidade!

Beijocas

P.S.: Se ainda não foste ver, já lá tá o novo capitulo da Saga do Zé das Couves... lol se tiveres alguma ideia... partilha...dá-me jeito!! lol
Desculpa ter-me excedido no texto!

Jorge Pessoa e Silva disse...

Lis

Nunca te excedes, porque gosto de te ler. E vou lá ver a continuação dessa brilhante saga do zé das couves, que ainda vai dar novela ou coisa paredida... rs... A sério!

Tens toda a razão, se bem que eu pouco ando de metros. Há pedintes em todo o lado e alguns mexem-me mesmo com os nervos. Um ainda apanhei noutro local, milagrosamente curado de não consegir andar... rs...

Beijinhos

Pax disse...

"Tu lês A BOLA?"

Até agora só lia as "gordas". Agora leio as "gordas" e as que veem com o teu nome :)
Mas não vou poder dizer que dou grande lucro, porque costumo tomar café num que o compra...:(

Por incrivel que isso te possa parecer, eu gosto de futebol!

Beijos :)

Jorge Pessoa e Silva disse...

Pax

Só me apetece cravar-te um beijo nessa bochecha...

És tão linda, ler o que eu escrevo... rs.. O registo é um pouco difernete, não é?... rs...

Gostares de futebol só abona a teu favor...rs...

Beijos de goleada

Pax disse...

Ehehe, o registo é um pouco diferente, sim; mas tinha mesmo que ser, né?!
;)
Diferente mas igualmente bom.
E é a tal coisa (como já te tinha dito em relação a mim), nas nossas vidas profissionais não podemos deixar sair tanto este nosso lado do sentido de humor. O mundo nem sempre parece estar preparado para quem gosta de brincar. (E nem toda a gente parece ter inteligência suficiente para saber interpretar uma brincadeira).

Beijos :)

Jorge Pessoa e Silva disse...

Pax


Depois de mais um elogio, prepara a outra bochecha...rs... (cruzes, eu sou mesmo beijoqueiro...rs...)

Certo, tem de ser diferente... Ainda assim, de quando em vez há assuntos que dão fazer fazer um pouco de humor. Muito diferente deste no blog, mas também um pouco de humor para tornar o texto mais leve e legível.

Beijocas