quinta-feira, 15 de maio de 2008

Olha a IURD, freguesa...; Olha a Maná tão linda...

Com tantas igrejas a concorrer entre si, desde uma brasileira IURD passando por uma portuguesa Maná, como é que os líderes convencem as pessoas de que gozam de especial favor por parte do Criador? Pelos testemunhos e pelos milagres. Por isso, fiz uma busca no site oficial de algumas igrejas antes de emitir opinião sobre qual está em condições de garantir mais lugares no céu.

Ao fim de uns minutos e de 235 bocejos, quase bati com a cabeça no visor. E, desde já, lanço um apelo à maioria dessas igrejas: sejam mais imaginativas nos testemunhos e milagres ou qualquer dia desatam a processar-se umas às outras por… plágio.

Não há testemunho que não comece com uma zanga conjugal. A seguir, fatal como o destino, entra o álcool (façam como eu, que afogo as mágoas em toneladas de chocolate e chantilly) e as, passo a citar, «mulheres de má vida».
Não percebo: esses homens procuram mulheres que lhes dão prazer e lhes aturam as bebedeiras e tudo quanto as esposas se recusam a aturar. Depois, chamam-lhes mulheres de má vida? E se em vez disso essas mulheres os espancassem, como muitos mereciam? Seriam mulheres de «boa vida»?

(Quanto às mulheres de má vida, lembro-me sempre de um episódio que aconteceu com um conhecido meu que decidiu recorrer a uma prostituta para ir com ele a uma cerimónia de gala. À entrada, um membro da organização chamou-o à parte e disse-lhe:
«Não seria conveniente que entrasse com essa senhora… digamos… de reputação duvidosa».
O meu conhecido passou-se e respondeu:
«Reputação duvidosa? Veja como fala que esta senhora é prostituta. De reputação duvidosa são muitas das senhoras que estão na festa…»)

Abreviando: mais tarde ou mais cedo encontram os pastores destas igrejas e tudo muda para muito melhor. Curam-se as doenças, acabam as zangas familiares e a vida financeira melhora da noite para o dia. A IURD até tem o "plano financeiro de Deus", o que é genial, porque Deus é que traça o plano e eles é que recebem os 10 por cento de comissão. Se bem que, ousado, ousado seria «a chave do Euromilhões de Deus».

De vez em quando lá vem um anúncio em que se percebe que o autor aposta mais no marketing, como este que recupero de um post mais antigo:



Divertido era criar-se uma "feira das igrejas".
- Olha a IURD tão linda..., Oh fregueeeesaaa; Olha o milagre fresquiiiiiinho... Ainda agora estava na morgue e já está aqui mais vivo que nunca...
- Melhor que frutó-chocolate.... Olha a Maná tão linda....
- Ai meu Deus que perdi a cabeça.... Oh fregueses, hoje é tudo dado....

Pelo meio aparecia um hindu para compor o ramalhete: quer frô?

9 comentários:

Jay Dee disse...

Ahahahahah! muito bom!

Anónimo disse...

concordo, com a joana, muito bom mesmo. Beijocas, cristina.

2 idiotas super hiper ri fixes disse...

minha nossa, o que já me ri
realmente esses programas deviam ser piribidos...
ainda por cima as velhotas da santa aldeola acreditam nisso e fartam se de gastar as pensoes
Abelhinha

Jacinta Correia disse...

Eu só me questiono o que leva as pessoas a acreditar em tamanhos "milagres". Tem de ser muita sede de esperança... ou outra coisa qualquer que agora não me ocorre. Bom, seja como for, o post fez-me rir e se "rio, logo existo". Bj

Jorge Pessoa e Silva disse...

JOANA, senti firmeza na tua gargalhada. Ainda sinto arrepio na pele por isso, mas estou feliz por te ter feito rir;
PS - Só ontem descobri que estavas também no Only God Can Judge Me. Digo-te o que penso dele quando lá voltar para não parecer que estamos combinados para trocar piropos.

CRISTINA - Obrigado pelas beijocas, quando comprar a tua próxima prenda vou ter os teus elogios em atenção.. rs...

ABELHINHA - Bem vinda e obrigado. Realmente, a gente brinca mas até me corta o coração saber que há gente inocente e pobre que cai no contro do Vigário.
PS - Reparei, com tristeza, que a palavra "desisto" continua na final do teu último post

JACINTA - Amiga, para ti pouco há a acrescentar, a não ser o eterno agradecimento pelo teu carinho

Equilibrista disse...

Bem eu não acredito onde diz: "Ex-portador do virus da SIDA", acho que ele ainda não vai embora pelo xixi...
Agora:

Ex presidiário - cumpriu a pena e veio cá para fora...

Ex- Bruxo - Eu tb sou ex-bruxa... adoro fantasiar-me no Carnaval =)

Ex- Travesti - Com aquela cara não deve realmente ter tido muito sucesso...

Agora casado com uma mulher que não tinha utero... Bem, a mulher ainda não o deve ter...

E com dois filhos - Então, lá por ter sido travesti ainda pode ter filhos, há tanta mulher por ai =)

Enfim...

**

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs..

Cruzes credo, Equilibrista... Ainda me assustaste na parte da ex-bruxa... rs... rs... Se bem que, com uma carinha fofinha como a tua, faria sentido demitires-te de bruxa, porque ninguém te levaria a sério... rs... rs.. Digo eu que nunca te vi zangada... rs... rs... rs...

Beijocas

Equilibrista disse...

Ui... Quando eu me zango, e como dizem os brasileiros: "saí de baixo!!"
Que vale é que geralmente é por pouco tempo! =)

**

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...

Obrigado pelo aviso...rs...rs... Se bem que 300 quilómetros de distância me devem deixar seguro...rs...rs..

Beijinhos