terça-feira, 10 de junho de 2008

História de Portugal ou história do... foda-se


No discurso que fez na cerimónia oficial do último 25 de Abril, se bem se lembram, o presidente da República revelou que mandara fazer uma sondagem entre os mais jovens com três perguntas: quantos estados tem a União Europeia?; qual o primeiro Presidente da República eleito após o 25 de Abril?; o PS governa com maioria absoluta?
Cavaco Silva revelou que 50 por cento dos inquiridos não conseguiu acertar numa única das respostas.

O primeiro ministro José Sócrates achou tanta graça à ideia que também mandou fazer um inquérito entre os mais novos a propósito do 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Afinal, o que sabem os portugueses da história de Portugal? Foram escolhidas 10 perguntas, mas com medo da falta de cultura geral desses jovens, o Governo decidiu dar uma ajudinha e concebeu um inquérito de escolha múltipla. E este blog teve acesso, em primeira mão, ao inquérito:


1 - Escolha quem é o mais elegante, bem falante e competente político da história de Portugal?


a) José Sócrates
b) O actual primeiro ministro
c) O secretário geral do PS

2 - Como avalia a competência do actual governo?

a) Excelente
b) Muitíssimo bom
c) A roçar a perfeição

3 - Qual a obra mais emblemática da história de Portugal?

a) Aeroporto da Ota
b) Perdão, Aeroporto de Alcochete
c) Ponte Chelas-Barreiro
d) TGV

4 - Qual o pior político da história de Portugal?

a) Manuela Ferreira Leite
b) Jerónimo de Sousa
c) Paulo Portas
d) Francisco Louçã

5 - Qual o momento mais marcante de oito séculos da história de Portugal?

a) Vitória do PS nas últimas eleições legislativas
b) Subida de José Sócrates ao poder
c) Vitória de José Sócrates nas próximas eleições legislativas

6 - Qual a cor que gostava de ver na bandeira nacional?

a) Rosa
b) Rosa
c) Rosa

7 - Qual o momento mais triste da história de Portugal?

a) Manifestação de 200 mil trabalhadores da função pública
b) Protestos contra o preço da gasolina
c) Moções de censura ao governo de José Sócrates

8 - Qual é a maior mentira que se disse sobre a história de Portugal?

a) José Sócrates é arrogante
b) O preço da gasolina está elevado
c) As desigualdades sociais são cada vez maiores

9 - Quem vai ganhar o próximo Europeu de Futebol?

a) Portugal, graças ao trabalho de José Sócrates
b) Portugal, fruto da aposta do Governo na internacionalização das marcas portuguesas
c) Portugal, devido à estabilidade governativa

10 - Quantos são 2+2?

a) Quatro
b) Quatro
c) Quatro

PS - Acabei de saber que o Governo não vai revelar os números porque se envergonhou com os resultados. Apenas um respondeu acertado a todas as perguntas; os restantes 12449 inquiridos apenas acertaram na pergunta 10. Às outras responderam... "foda-se..."

29 comentários:

Jacinta Correia disse...

Da História de Portugal às histórias dos Portugueses... E ainda bem que há um 10 de Junho. Bom feriado! Bj

Anónimo disse...

Não nos admirava nada, que esse "senhor" fizesse isso!

Bjs & Abraço

Maísa disse...

Hilariante.
Eu respondo exactamente igual a todos os outros "foda-se", desampara-me o país.
Beijito e bom feriadito.

Pedro Correia ou Poeta Acácio disse...

se fosse eu, punha mais uma alínea às que houvessem na pergunta a dizer: Vai-te foder ó boi da merda! hehehehehehe

O blog tá muito bom!!!!

Um abraço e bom feriado! Ah... e cuidado com o vinho doce! hehehehe

TENHO DITO

Vitória disse...

loool..mais uma para o movimento..Fodasse!!!!

(não é erro..é mesmo porque gosto de escrever assim..loool)mxbyl

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Jacinta, espero que esteja tudo bem contigo. Obrigado pelo comentário. Concordo contigo: somos um povo com história e com histórias. E muitas figurinhas.

Beijinho

Jorge Pessoa e Silva disse...

... isso e muito mais, Casal Tuga. Consta que esteve quase parar tirar todos os subsídios que NÓS pagamos para a RTP se manter só porque não estava na lista daquele programa dos maiores portugueses de sempre... rs...

Beijinho e abraço

Jorge Pessoa e Silva disse...

Obrigado D. Antónia, pelo beijito e pelo bom feriado. Quanto ao desamparar a loja, está nas nossas mãos em 2009. O drama é quando a gente olha para o lado e vê o quê? Chora ou ri? Que tal a malta fundar um partido político e concorrer às legislativas? Só são precisas cinco mil assinaturas (acho eu) e isso para nós é canja. Poderíamos até nem ser o melhor governo, mas pelo menos divertíamos os portugueses e, com isso, aumentava a esperança e a produtividade... Pensa nisso...

Jorge Pessoa e Silva disse...

... eu até punha, Pedro, mas que culpa têm os bois?..

Obrigado pelo elogio, que valorizo em função de vir de alguém que também atravessa saudáveis momentos de insanidade mental. Caso contrário... enlouquecíamos... rs...

"Era o vinho, meu Deus era o vinho/Era a coisa que eu mais adorava..."

Abraço caro poeta

Jorge Pessoa e Silva disse...

Vita, que bom ter-te aqui ;-). (Desde que me chamaste Jorginho que me derreteste por completo... rs...) Olha, escreve como quiseres, que o que interessa é a convicção...rs...

Foda-se; Fodasse; Foda-ce; Fodacesse; não interessa a forma, interessa o conteúdo. E a alma com que se grita. De resto, que tal iniciarmos o movimento do "Foda-se"?

Beijinho...

Pax disse...

Só um é que respondeu certo a todas?!?!
Até admira!
A julgar pela quantidade de pessoas que votam sempre nesse (des)governo, sempre pensei que taxa de "acertos" fosse bem maior!
Lol.
Está muito giro :)

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Pax... Só um é que acertou e as minhas fontes dizem que conseguiram ver que o primeiro nome é... José!
E tocas num dos maiores mistérios que conheço: toda a gente a dizer mal deste Governo, que a situação está a ficar dramática, mas em intenções de voto o PS continua a dominar. Acho que tem muito a ver com a aflição em que as pessoas ficam quando olham para as alternativas... E antes que seja o Diabo a escolher, aposta-se no que já se conhece

Obrigado pelo carinho

Maísa disse...

Novo partido politico, movimento pelo foda-se(MFoda). Que tal te parece?
Venham daí as cinco mil assinaturas.
Acho que estou tão entusiasmada e divertida que vou já postar sobre isso e começar à procura das 5 mil assinaturas.
rsrsrsrsrs.
Beijinho e haja boa disposição(lol).

Rocket disse...

é de facto a única palavra que ocorre a qualquer um que pense no embrulho em que se encontra...sem soluçao à vista

esta bandeira...um dia falamos...

abraço

Jorge Pessoa e Silva disse...

D. Antónia, em aprovo. E já vi no teu blog que deste um brilhante pontapé de saída... rs... Com a tua energia, até podes ser a candidata a primeira-ministra, que sempre tens muito mais piada do quer a Manuela Ferreira Leite. Para além de (espero não estar a dar barraca), seres uma mulher do Norte, carago... rs...

Jorge Pessoa e Silva disse...

Fiquei curioso com esse "depois falamos" dessa bandeira... Do pouco que ainda vou conhecendo de ti, cheira-me que vai sair mais um... rocket.

Se não foi um elogio, obrigado pelo juízo de valor

Um abraço

Pax disse...

"(...) em intenções de voto o PS continua a dominar."

Mas é incompreensivel, não é?
Deve ser o tal do masoquismo aplicado a uma nação inteira.
Vamos sempre rodando pelos mesmos que já provaram que não nos trazem melhorias, mas continuamos a querer ver mais do mesmo.

Já não sei se a solução passaria por mudar de governo se de povo, lol.
:)

Filipa Sousa disse...

Com tanta modestia do nosso Primeiro Ministro só me lembro de dizer:

Foda-se vai lá vai isto tá bonito.

Bjs Jorge

Jorge Pessoa e Silva disse...

Pois é Pax, isto começa a ser um bocado esquisofrénico... Mudar de povo, não quero, mas mudar de atitude sim. Sermos mais activos, exigirmos cada vez mais, organizarmo-nos, sabermos dar murros na mesa. Lembro-me sempre do caso iataliano: haverá poucos países no mundo politicamente mais instáveis, com governos a cair a um ritmo alucinante, mas a sociedade vai aguentando um barco que está entre as economias mais fortes do mundo. Por isso, eu já nem exijo um bom governo, apenas um que não atrapalhe... O resto temos de querer ser nós a fazer. Estar sentado no sofá de comando na mão só a mudar de canal, não chega. Porque os canais dão mais do mesmo e há que sermos nós a agir...

(otavas em mim depois deste discurso?... rs...rs...rs...)

Beijinho

Jorge Pessoa e Silva disse...

...pois está, Filipa, pois está... E eu só estou à espera de receber uma intimação para ir a tribunal por ter ofendido o Sócrates... Não seria o primeiro. Por isso, prepara-te, e mais todos os meus amigos nestes espaço, para serem chamados para testemunhas de defesa... rs...

BlueVelvet disse...

Olá Jorge!
Vim aqui parar vinda do blog da D. Antónia.
Juro que li todos os posts incluindo Maio, e acho que você é mesmo genial.
Vou ficar cliente, se não se importa, e assinar a lista de assinaturas do novo partido político.
Veludinhos azuis

Jorge Pessoa e Silva disse...

Cruzes, credo Bluevelvet!!!! Leu isso tudo e ainda ficou com vontade de voltar???!!! rs...rs..rs..

Do fundo do meu coração, obrigado pelo carinho, ainda estou vermelho que nem tomate e com pele de galinha... rs... Volte sempre. Quer dizer, volte por favor... rs...

Beijinho

PS - Eu gosto que as pessoas se sintam confortáveis neste espaço. A mim faz-me confusão que me tratem por você, a não ser que seja brasileiro, a quem soa manifestamente mal o "tu"... rs... No entanto, faça como se sentir mais confortável de uma próxima vez...

Ai e Tal... disse...

Tas com piada hoje LOL

:PPP ***MUAH***

De dentro pra fora disse...

Confesso que achei o questionário bastante difícil, se calhar é porque sou loira, desculpem lá..:(

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva lneves. Gostei desse pormenor do "tás com piada hoje"... O hoje faz toda a diferença... rs...rs...rs..rs...rs. rs...

Beijinhos, "furacão", fico sempre contente quando apareces

Jorge Pessoa e Silva disse...

Bem vinda "De dentro para fora"... Não me dá muito jeito tratar-te assim (posso tratar por tu?), mas ainda não sei como chamar-te de outra maneira... rs... rs...

Junta-te ao clube dos que acharam este inquérito mesmo muito difícil... Eu próprio só não desisti a meio porque comecei o texto a dizer que eram 10 perguntas... rs...rs...

Volta sempre. Todos são bem vindos. À porta só ficam o mau humor e o preconceito.

Anónimo disse...

Rosa, rosa, rosa.

(risos)

Essa peça devia estar na tv!!!

Jorge Pessoa e Silva disse...

...rs... Pois devia Paulinha, que eu começo a ficar frustrado por ainda não ter levado com um processozinho...rs... Na TV sempre teria mais visibilidade.

Beijiiiinho

Pink Poison disse...

Até que enfim, vejo açguém perceber que "foda-se" é assim e não o lastimável "fodasse"