sexta-feira, 9 de maio de 2008

Festejos do golo

A comissão disciplinar da Liga vai julgar esse complicadíssimo processo Yannick, preparando-se para julgar a forma como o avançado do Sporting comemorou o golo que marcou em P. Ferreira. Segundo a polícia de... Paços de Ferreira e o delegado ao jogo, ao virar-se para a claque do P. Ferreira com o dedo colado à boca, Yannick estava a mandá-la calar, logo, estava a ser provocador. Não interessa se a claque já emitiu um comunicado a dizer que não se sentiu provocada e que esta seja uma maneira usual de centenas de jogadores, por todo o mundo, festejarem o golo.

Esta fobia quanto à forma como os jogadores festejam os golos começa a atingir os limites do absurdo. Um jogador não pode sair do relvado e correr para o público, não pode despir as camisolas (depois querem mais público feminino nos estádios...), não pode isto, não pode aquilo. Se o golo é, como muita gente diz, uma espécie de orgasmo, então estes senhores são empata...

Se a coisa continua assim, estou mesmo a ver que os clubes vão ser chamados a votar a seguinte moção:

«A partir da época 2008/2009 as comemorações dos golos têm de obedecer às seguintes regras:

1 - Do mesmo sítio onde remataram, os jogadores devem manter os braços em baixo, manter o rosto cerrado e fazer um minuto de silêncio em sinal de respeito para com o adversário.

2 - De seguida, o marcador deve dirigir-se ao guarda-redes adversário e, com um aperto de mão, pedir desculpa.

3 - O marcador do golo tem ainda de se ajoelhar para a claque adversária, com ar grave e sério, pedindo a sua melhor compreensão naquele momento;

4 - Os restantes jogadores terão de regressar de imediato ao seu meio campo, acompanhando o marcador do golo no minuto de silêncio e, depois, batendo palmas aos adversários e adeptos da outra equipa.

5 - Qualquer manifestação de alegria será punida com um jogo de suspensão.

6 - Qualquer abraço, carícia ou beijo entre jogadores é considerado provocação à moral e bons costumes e será penalizado com três jogos de suspensão e cinco mil euros de multa.

7 - É grave conduta ético-desportiva mandar calar uma claque. Pelo contrário, os jogadores serão encorajados em fazer coro com a claque, em especial quando elas cantam... "põe tua mão, na mão do meu Senhor, da Galileia..."

A Liga»

Sem comentários: