terça-feira, 6 de maio de 2008

Preço do tabaco mata!

Alguém acredita que um fumador abandona o vício só porque nos maços de tabaco está escrito em letras gordas que fumar mata? Eu, que sou fumador, não acredito. O efeito mais positivo até é para a economia, já que se passaram a vender muitas mais cigarreiras para guardar os cigarros ou esconder a caixa do tabaco. Agora, se em vez de «fumar mata» estivesse escrito com o mesmo destaque «3,45 euros», talvez fosse mais dissuasor.
Vejamos:
Se você está a comprar um maço de tabaco e um amigo lhe diz «Pá, não compres. Estás a matar-te aos poucos...», o mais certo é você rir-se e fazer uma graçola: «e quem disse que eu quero morrer de um vez?» Ou então, dá uma explicação filosófica: «para morrer basta estar vivo. Quem me diz que eu não saio daqui e sou atropelado por um avião em queda ou por uma manada de búfalos?»
Agora, se você entra na mesma loja e vendedora lhe diz que o tabaco vai aumentar para quatro euros, você responde: «Foda-se... Chulos do... Tenho de deixar de fumar, não estou para sustentar chulos...» Vêm a diferença?
Estas reacções atestam bem a forma como colocamos as nossas prioridades: ficamos mais ressentidos se nos vão ao bolso do que se nos estão a dar cabo dos pulmões... Por isso, reitero a minha proposta ao governo: em vez de nos estarem sempre a lembrar que o tabaco mata é mais eficaz lembrarem-nos a toda a hora qual a fortuna que gastamos para fumar. O problema é que o Estado perderia milhões de euros em impostos...

8 comentários:

echoes disse...

Concordo plenamente! Já consegui reduzir o que fumo, mas tenho que confessar que não foi por causa dos avisos "Fumar Mata"...foi mesmo por ver o dinheiro voar-me da carteira!

Jorge Pessoa e Silva disse...

Obrigado Pandora pelo testemunho que vem confirmar os meus estudos altamente científicos... E obrigado pela visita, gostava de te ver mais vezes por cá (posso tratar-te por tu?). Eu prometo retribuir mais vezes a visita.

Jacinta Correia disse...

Ainda bem que eu não fumo ou estaria a viver esse dilema: "deixar de fumar pela saúde, pelo dinheiro ou não deixar e morrer pobre e aos bocadinhos???"`Um verdadeiro dilema.lol. Bj. Já agora, o que menos faltam são motivos para deixar de fumar...

Jorge Pessoa e Silva disse...

Olá Jacinta, eu gostava de ser tão inteligente como tu. Estou a ganhar balanço para deixar de fumar, mas nunca mais dou o salto. Mas sei que está próximo, acredito...
Beijinho grande minha amiga e querida companhia neste espaço

2 idiotas super hiper ri fixes disse...

Eu não fumo, mas se fosse o caso já tinha deixado pelo preço e não pelo que diz no maço de tabaco... é uma renda! e quem diz fumar, diz tomar a famosa bica que em muito sítio já custa 65 cêntimos, uma autêntica roubalheira!

Bjs
Borboleta Azul

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Borboleta, obrigado pela visita. Sendo que uma bica custa à casa cerca de 20 cêntimos, no máximo, eu também me escandalizo... Qualquer dia já não se podem ter vícios. Os preservativos também estão pela hora da morte...

Chris disse...

Concordo plenamente, tão sempre a ver a melhor maneira de nos irem aos bolsos!
Fumo já à 5 anos e fumo por prazer, e gasto um balurdio por mes só em tabaco, e o que realmente me faz pensar em acabar com este meu prazer, muitas vezes, é o custo elevado, que sinceramente acho um exagero!

O que acho ridiculo neste pais é que tudo aumenta, café, tabaco, comida, combustivel.. mas os ordenados minimos aumentam uma pequena miséria.. qualquer dia muitas pessoas já nem uma casa vão conseguir sustentar, quanto mais pequenos prazeres como fumar.

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Chris

Apoiado. Olha, eu sou um dos que vai deixar de fumar porque começou a fazer contas. A concluir que passava umas férias de luxo com o dinheiro que poupava em tabaco...

Eu estou entre os maiores contribuintes líquidos para o País. É que além de pagar IRS, pago ainda fortunas em impostos do Tabaco e gasolina, já que ando de carro todos os dias por motivos profissionais.

Obrigado pelo comentário