quarta-feira, 12 de março de 2008

Tudo junto é separado

"Em Bom Português". Penso que é assim que se chama uma rubrica das manhãs informativas da RTP. Alguém vai para a rua, de câmara e microfone em riste, a fazer perguntas de português. Ontem, era para as pessoas escolherem qual a palvra certa: empreendedorismo ou empreendorismo? A maior dificuldade nem era escolher a certa ou a errada, era mesmo pronunciá-la. E noutros dias a cena repete-se. Para mais, quem faz a pergunta deixa a pessoa em suspenso, sem saber se está a dar uma grande bacorada ou se a dar a resposta certa. De qualquer forma, se muita gente nem sabe se está a responder bem ou mal - tem de esperar pelo fim - para outros existe o receio de serem, depois, gozados pelos amigos. Eu já aqui disse uma vez: não sei se acertava à primeira se me perguntassem qual a palavra certa: clitóris ou clirótis?
Para tornar o jogo mais divertido, eu faço uma sugestão a quem prepara as perguntas do programa:
- Porque é que "Tudo Junto" se escreve separado e "Separado" se escreve tudo junto? A resposta mais original tem direita a prémio.

2 comentários:

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado

Jorge Pessoa e Silva disse...

Obrigado eu, caro(a) anónimo