quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Striptease e pulgas

Estamos em tempo de divulgação de Prémio Nobel, o que é uma coisa muito digna, importante e merecedora de enorme aplauso...

Mas do que eu gosto mesmo é do Prémio Ig-Nobel, anualmente entregue, de há 18 anos a esta parte, na famosa Universidade de Harvard, nos Estados Unidos...

Perguntam vocês, em particular as mulheres: oh jorginho, de olho azul tão lindo e cheio de charme, o que são os prémios Ig-Nobel?

Eu respondo, mas só porque vocês disseram que eu tenho olho azul lindo e sou charmoso: são prémios que visam distinguir os mais improváveis ou inúteis estudos científicos que são publicados em revistas da especialidade... Coisas, portanto, dignas de serem publicadas em Rio, Logo Existo...

Não vos vou massacrar com todos os prémios Ig-Nobel deste ano, hoje apenas falo de dois, após socorrer-me da ajuda do excelente semanário SEXTA (convém elogiar porque é justo fazê-lo e porque é um jornal que resulta da parceria A BOLA/Público e o meu patrão pode estar a ler...)

Prémio Ig-Nobel da Economia

Entregue a Geoffrey Miller, Joshua Tyber e Brent Jordan, da Universidade do Novo México (EUA) por descobrirem que os lucros de uma dançarina striptease dependem do ciclo menstrual!!!!!!!! O estudo foi publicado na "Evolution and Human Behavior...

Em primeiro lugar, eu fiquei curioso sobre a forma como terá sido elaborado o estudo... Muitos clubes devem estes cientistas ter batido, à procura de dados estatísticos... Ainda dizem que vida de cientista é boa...

A que conclusões estes cientistas da área económica irão chegar a seguir? Eu coloquei-me em campo e descobri:

a) Uma empresa de frigoríficos vê os seus lucros diminuírem à medida que se aproximam dos pólos...

b) As probabilidades de se lucrar com a venda de guarda-chuva é directamente proporcional à média de precipitação diária...

c) A probabilidade do nosso ministro das finanças acertar no orçamento e nas previsões do crescimento e da inflacção são em tudo idênticas às de cada um de nós ganhar no Euromilhões...

Prémio Ig-Nobel da Biologia

Para Maruie-Christine Cadiergues, Christel Joubert e Michel Franc, da Escola Veterinária de Toulouse (França). Na "Veterinary Parasitology" publicaram a investigação que prova que as pulgas saltam mais sobre cães do que sobre gatos...
(!!!!!!!!!!!!)

Ora aí está um estudo deveras interessante. O meu cão, quando soube, concordou logo comigo e disse "aõ, aõ, aõ, aõ"...

Estou a brincar, como é óbvio...
Ele nem podia ter dito isso porque eu não tenho cão...

40 comentários:

Bruno Fehr disse...

"publicaram a investigação que prova que as pulgas saltam mais sobre cães do que sobre gatos..."

Claro, nem a maioria das pulgas querem ser chamados de fritos da tola, por terem gatos.

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Crest©

Até partindo da diferença horária, a primeira coisa que me apetece perguntar é: o que fazes acordado a esta hora? Eu tenho uma boa desculpa, que é estar a brincar em vez de dormir... E tu?... rs.... rs...

Quando ao teu coimentário, só tenho a dizer:

miauuuu... rs... rs...
quer dizer... aõ,. aõ

Abraço, ilustre

Pax disse...

Looooooooooool.

Isso é tão inacreditavel que, ainda por cima vindo de ti, nem sei se acredite ou não...:/
(Estou a falar dos Ig-Nobel, não do facto de seres charmoso ;)

Será que nesse estudo também não concluiram que as pulgas saltam mais facilmente do cão para o homem que no sentido contrário? É que também nunca ouvi falar em ninguém que tivesse pegado as pulgas ao cão ;)

Em relação à politica, o que eu já reparei é que os nossos politicos (à semelhança com o que acontece com os frigorificos), se vão afastando da razão, dos ideais sociais e da coerência à medida que se vão aproximando do cargo que pretendem... achas que terei direito ao Ig-Nobel do "finalmente fez-se luz"?

Beijos :)

Provocação 'aka' Menina Ção disse...

Eu mereço um prémio ignóbel do sexo: descobri que um homem com experiencia e um bom pénis faz mais que um sem experiencia capado. Que tal?

Anónimo disse...

.....o que eu acho é que o euro-prémio Igggg-Nobel da semana deveria ir para o PSD....por escolher...outra vez....pela enéssima vez!!!???!!! o "menino guerreiro" para candidato a CML.....mas qué partido é este, que passa avida a chutar o homem para fora....para o ir buscar logo a seguir....

....com esta oposição de caracacá bem nos podemos ir queixando...do governo que sofremos...foda-se!

Márcio disse...

Oh Jorge... tu és uma desilusão... pelo menos para os leitores do teu blog. Mais uma vez escreves um título muito apelativo para um conteúdo fraquinho, fraquinho, fraquinho... e fraquinho.

Acho que o teu aumento depois deste post e à publicidade ao Sexta (por acaso é um excelente semanário, faço sempre download e leio), deverá ser repartido pelos teus leitores.

Dizer também que se tirares a palavra "cada" da previsão c) irás perder, pois da maneira que saem euromilhões aos portugueses e o teu blog é nacionalmente lido, facilmente falharás na previsão.

Quanto às pulgas... no comment!

Jacinta Correia disse...

Interessante... Só estranho que ainda não tenha vindo nenhum para Portugal... Nem nisso somos reconhecidos :( Bj

André Pereira disse...

Boa tarde Jorge!

Antes de mais, gostaria de o felicitar pelo artigo sobre o meu clube, o SCL Marrazes. Paixões à parte, está muito bem construído e bem fundamentado. Aliás, não esperaria outra coisa de um jornalista d' "A Bola".

É verdade que há muita gente "que gosta tanto do Marrazes", como disse. Eu sou apenas uma das muitas pessoas. Aproveito o facto para lhe indicar um dos inúmeros blogues com os quais colaboro, o SCLMarrazesJovem (www.sclmarrazesjovem.blogspot.com). Neste espaço, noticiamos o dia-a-dia do clube, com especial atenção para as camadas jovens, não descurando, obviamente, a equipa sénior. Convido-o a visitar e, quem sabe, recolher informações para um futuro artigo. Parte de nós tem formação jornalística, mas neste caso admitimos a nossa total parcialidade :P Estaremos à sua inteira disposição :)

Em relação a este post "Striptease e pulgas", deixe-me dizer que fiquei preso logo pelo título. Não pelo Striptease, atenção! lol Mas também não pelas pulgas... Bem, foi o mix :)

De facto, há estudos completamente... (como direi?) estúpidos! Não tanto pelo método (reconheço que analisar striptease até seja agradável), mas pelo conteúdo em si. Já estou a ver: "Hummm... ouve lá, ó Fábio Miguel, e que tal fazer um estudo sobre a fome em África?", "Rui Carlos, vamos lá ver se nos entendemos... Aqui só se fazem estudos sérios e importantes para a humanidade! Vamos fazer um estudo sobre, e atenta bem, as pulgas. Mais concretamente se elas, quando fazem trampolim, optam mais pelos gatos ou pelos cães". Suponho...

Abraço!

Lis disse...

Ai já não chegava a crise!

Oh my god...

Qualquer dia é o Socrates que recebe esse prémio por descobrir como enganar os portugueses e levando-os à miséria enquanto ele passeia no jacto particular!
(uma coisa estupida, mas tu entendes o que quero dizer!)

lolol

Beijinhos

Lis disse...

Ai que qualquer dia vou presa por falar tão mal do Socrates... quase como nos tempos da PIDE...

Mas que ele merece merece!!

loool

Beijinhos

Moon_T disse...

Caro Jorge,

começo por uma critica a este post. Acho uma falha crassa e inadmissivel este post nao ter imagens a condizer (pelo menos referente ao 1º premio Ig-Nobel).

gostava efectivamente de ler o ensaio referente a esse estudo das bailarinas, deve ser algo interessante. como terá ele chegado a essa conclusao?
terao as senhoras vitimas desse estudo admitido isso? será devido ao grosseiro volume do enxomaço nas tangas das bailarinas, resultado de uma má escolha na compra de pensos? ou poderá ser ainda o sedutor abanar de um fio ao vento que sobressai quando a dita abre as pernas em malabarismos?
Todas estas questoes se levantam na minha cabeça mas a maior questao de todas que aqui exponho é a seguinte:

os lucros de uma dancarina striptease depende do ciclo menstrual. certo. Mas ela obtem mais lucros quando está, ou quando nao está menstruada???

é que perante todos os factores acima descritos fiquei deveras curioso.




Quanto aos meninos da Escola Veterinária de Toulouse, mais uma falha gravissima nesse estudo:
por acaso referiram a nacionalidade das pulgas? Pode ser até que só as pulgas francesas saltem mais em caes que em gatos!
sem falar já nas cores dos animais que podem tambem ser factores relevantes para as pulgas.


...


opah acho que este comentario ainda se tornou pior que o post... enfim, eu tenho desculpa, acabei de acordar e tou a rasca para ir ao wc. e tu?


ps.
a alinea c) está excelente.

(vou mesmo parar por aqui que já me assaltam as ideias exemplos demasiado idiotas até para mim)

Anónimo disse...

Esses não foram os mesmos que descobriram que uma pulga sem patas é surda?!

;)

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Pax


Quem reconhece que eu sou charmoso, mesmo que mentindo de forma carinhosa, merece ganhar todos os prémios possíveis e imaginários, em especial o Prémio Visão.... rs... rs... rs..

As tuas reflecções sobre as pulgas s~´ao uma excelente base para um estudo científico... rs... rs...

Sobre os politicos, se tu já dizes mata eu não preciso de dizer esfola... rs... rs...

Beijoquinhas

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs...rs...rs...rs...rs...

Viva Provocação

O Ig-Nóbil está mais do que garantido... rs... rs.. rs..

Bei.. rs... ji.. rs... nhos... rs...

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Leo

O PSD acaba de adaptar um novo provérbio que raza "quando mais te bato mais eu gosto de ti"... rs... rs...

Senti firmeza no teu protesto político... e também não estou nada optimista

Grande abraço

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Grande Márcio


O teu comentário fez luz na minha cabeça: por acaso não aceitas ser o provedor leitor do Rio Logo Existo? rs... rs... rs.. rs... rs...

Não posso é pagar-te... rs... A não ser que me saia o euromilhões... rs... rs...

Grande abraço

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs..

Viva André Pereira


Agradeço a dica e de certeza que vou acompanhando o notíciário do clube, até para ir dando notícias em A BOLA. Obrigado...

Em relação à segunda parte do seu comentário (posso tratar por tu?, algo que também peço para mim...), tive de me rir, claro... Ele há coisas que a gente só pode levar a sério se for a rir... rs...

Abraço

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs...rs..

Viva Jacinta

Somos, de facto, um País periférico... Nem nos Ig-Nóbel temos peso... rs...

Beijinhos grandes

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...


Viva Lis, eu entendo perfeitamente o que queres dizer... rs..


Beijinhos

Jorge Pessoa e Silva disse...

Lis


Não te preocupes, eu iria preso sempre primeiro do que tu... rs... rs...

Beijocas

André Pereira disse...

Claro que me podes tratar por tu lol aliás, exijo lol :)

De facto, só dá para levar a rir. Quando li o título "Striptease e pulgas" pensei que fosse um texto surrealista de Kafka, praí...

E, com o decorrer dos tempos, não me admirava nada de um dia acordar transformado num insecto... :/

Abraço

Jorge Pessoa e Silva disse...

Grande Moon_t

Obrigado pelo voto de confiança, mas são escassas as possibilidades dos meus posts serem mais interesantes do que os teus comentários... rs... rs... rs... rs..

Fiquei curioso em relação a essas ideias que te assaltaram... rs... rs... Ficaram presas, foi? Conta lá que ideias são essas... rs... rs... rs...

Grande abraço

Jorge Pessoa e Silva disse...

Ilustre André


Obrigado, então... Ficamos pelo tu, que facilita... rs...


E espera por amanhã, que há mais prémios na calha... rs... rs...

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs...rs...rs...rs...rs..

Viva son!a

Olha que és bem capaz de ter razão... rs... rs...

Beijinhos

Vitória disse...

Bem, contigo é sempre a aprender..loool

Mas essas stripers sáo atrasadas, existe forma de pararem a mestruaçáo, é um esponja e blá blá..lol

Essas das pulgas saltarem é que me mete confusão, eu pensava que elas nem se mexiam..dahhh.loool

Beijo olhito azul, charmoso, inteligente e sorridente.;P

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs..rs...rs..

Vitinha, minha amiga, tenho o teclado do computador encharcado em baba... rs... rs... rs...

Beijoquinhas

Pax disse...

"Quem reconhece que eu sou charmoso, mesmo que mentindo (...)"

Jorginho, eu já te disse que NÃO MINTO!
E logo hoje, dia de semi-neura, se eu fosse a ti não me chamava "mentirosa" a menos que te queiras arriscar ao prémio "charmoso-mesmo-de-ligadura", pode ser?

beiiiijo :)

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs...rs...rs..

Pax, tenho a certeza que nunca serias capaz de fazer uma coisa dessas.... Mesmo zangada as tuas palmadas, por exemplo, devem parecer festinhas...

Mas, à cautela, mando-te um milhão de beijinhos por seres tão querida...

Equilibrista disse...

lol

Siceramente, gostei mais do primeiro estudo do que do segundo! Porque imaginar a forma como foram recolhidos os dados no primeiro é hilariante, as perguntas que foram feitas em certos e determinados inqueritos... so da mesmo pa rir!! =)))
O segundo, apesar de estúpido, ainda lhe consigo ver alguma seriedade, e talvez, remotamente alguma utilidade, só gostaria mesmo mesmo de saber qual o método usado para medir os saltos dados pelas pulgas nos dois animaizinhos... isso era uma questão pertinente!!

Um beijinho**

P.S. - A capa da Bola hoje estava simplesmente genial! =)

Equilibrista disse...

Posso só dizer que até tenho medo de um dos prémios que me irás anunciar amanha =/!!

**

Anónimo disse...

ahahahaha

Realmente, tá visto que há gente que não tem nada para se entreter na vida, pa.
E então, inventam estes estudos que são extremadamente importantes para a nossa vida diária.
Aliás, nem sei como é que consegui viver até aqui sem saber que os lucros das bailarinas dependiam do ciclo "monstrual"...
Mas o que me deixou esmagada é não ter pensado antes nessa das pulgas...

Opá, sou uma burra ignorante, caraças!

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs..

Viva equilibrista, cujo sorriso inunda de cor este espaço

Olha, vida de cientista é difícil... rs... rs... Tantos inquéritos, tantos estudos, para provar algo que ninguém ousaria sonhar... rs... rs...
Por incrível que pareça, estamos a falar de estudiosos, de profissionais, de professores de universidades e de revistas mais ou menos conceituadas...

O das pulgas deve interessar muito aos... cães e gatos...

Beijinhos

PS - A capa de A BOLA já provocou alguma polémica e divisão de opiniões... Eu gostei, outros levaram a mal, o que quer dizer que é uma capa que não passou indiferente... rs... Mas o que me incomodou mesmo foi a exibição e o resultado de Portugal... :-(

Jorge Pessoa e Silva disse...

Equilibista

Estás a falar do da Química, não estás? rs... rs... rs... rs...

Beijoquinhas

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs...rs...rs...rs..

Olga, Cris, eu nem sabia que as pulgas faziam salto em altura... rs... rs... rs... Terei de ter mais cuidado quando faço festas a cães, não vá uma pulga saltar-me para o olho... rs... rs... rs...

Deixa lá, sabes outras coisas que o mundo não sabe... Por exemplo, que eu gosto muito da tua companhia ;-)

Beijoquinhas

P.B. disse...

Olá

Tendo em conta que haverão pessoas indecisas em adquirir um gato ou um cão cá está a investigação e publicação perfeita para lhes tirar a dúvida :D


Beijinhos

Anónimo disse...

Ah, mas o mundo sabe que eu gosto muito da tua companhia, pa!!!

Beijões, amigo.

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs...rs..

Viva p.b.

Venha o gato, então... rs... rs...


Beijinho

Jorge Pessoa e Silva disse...

Cris


Estou meio tímido, mas toma lá beijinhos... rs... rs...

Blueminerva disse...

Oiça lá oh charmoso de olho azul lindo... o Queiroz, é que é merecedor de um Ig-Nobel. E por aqui me fico, porque estou certa que saberás ler entre linhas. A capa foi forte... muito forte.


beijocas cheias de charme no olho azul esquerdo.

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs..

Viva linda e talentosa Bluminerva


Claro que sei ler entre linhas, bem melhor do que o Queirós sabe ler dentro das quatro linhas... rs... rs...

Está forte sim senhor... E as opiniões têm-se dividido...

Para ti uma montanha de beijinhos e a ânsia de receber outro no olho direito, que ficou cheio de ciúmes... rs... rs... rs... rs... rs..