sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Nobel da Medicina

Meus amigos, tal como prometido, estou aqui para anunciar mais um prémio Ig-Nobel, há 18 anos entregue na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, depois de ter ontem anunciado quais os escolhidos para a Economia e Biologia.

Para os que não leram o post de ontem, repito que os Prémio Ig-Nobel, anunciados na mesma altura dos Nobel, visam premiar estudos científicos perfeitamente inúteis ou estranhos e que tenham sido publicados em revistas da especialidade.

Prémio Ig-Nobel da Medicina

Foi atribuído ao norte americano Dan Ariely por demonstrar que "a medicina falsa e cara funciona melhor do que a medicina falsa e barata". (!!!!!!!!!) O estudo foi publicado no "Journal of American Medical Association."

Eu estou convencido que este Ariely se lembrou deste estudo após ter inspirado umas coisas muito estranhas, que deviam ser falsas e caras, já que se fossem falsas e baratas ele iria fazer o estudo sete palmos abaixo de terra....

Ao que consegui saber por fonte nada segura (há sempre a hipótese bem provável de inventar o que vou dizer), o vencedor já se tinha destacado nos seguintes trabalhos:

a) "Mais vale amputar uma perna por engano do que as duas..."

b) "Em matéria de coração, mais vale um ortopedista de boa vontade do que um urologista desinteressado"

C) "Sejam as lentes caras ou baratas, é inútil comprar óculos para o olho do cu"

42 comentários:

P.B. disse...

Olá...


Antes de mais muitos Parabéns para a menina... :D

rs... rs... rs...

Acho que o ig-nobel da medicina ainda foi mais merecido do que os anunciados ontem. rs... rs... rs...

Beijinhos

Anónimo disse...

"É inútil comprar óculos para o olho do cu"

Quase me parto toda a rir...

Caraças...era bonito, era.
De certeza que eu, com a minha miopia, haveria também de ser vesga do olho do cuzinho...tou-me a imaginar de lentes de contacto no furinho....ahahahhahaha. Sim, porque óculos ninguém merece, né?

Mas olha, antes vesga que zarolha....ahahahahahahha

Anónimo disse...

Tens que perguntar a esse senhor Ig-nobel uma dúvida que me assalta e não me deixa viver:
Cómo é que um careca sabe até onde deve lavar a cara?

Pronto, e com esta dúvida existencial, vou dormir, que já estou a ver que o tico e o teco começam a não fazer faisca.

Beijões enormes, amigão.
PS: andas a dormir pouco, pa!

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs..rs...rs...rs...rs..

Viva p.b.

Eu também acho que o prémio foi merecido... rs... Só a escolha do tema é genial... rs...

Obrigado, do coração, pelos parabéns à minha filhota...

Beijinhos

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs...rs...rs...rs...rs.


Viva Cris

Folgo em saber que a palavra zarolho está a fazer enorme sucesso... rs...rs...rs...rs...rs...rs...rs... Tudo graças ao carro... rs... rs...

Lentes de contacto era engraçado, sim senhora... rs... rs.... O problema era os dias de diarreia, por exemplo, nem tempo tinhas para tirar a lente, ia sanita abaixo com a lava do vulcão... rs... rs...

Beijocas

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs..rs...rs..

Olha, CRIS, acho que ele vai lavando, lavando, e quando chegar ao... zarolho percebe que já lavou demais.... rs... rs... rs... rs... rs... rs... rs... rs... Dará este meu estudo um prémio? rs... rs...

Ando de facto a dormir muito pouco, Cris :-/ Tenho de mudar o meu ritmo de vida a começar a abdicar de caretas coisas, pelo menos a abrandar o ritmo

Beijoquinhas

Anónimo disse...

....UM MUITO FELIZ ANIVERSÁRIO DA TUA FILHOTA MAIS QUERIDA!!!......

...são os desejos sinceros deste teu novel amigo, que costuma assinar por leo....

...e hoje não te ponho comentário nenhum porque não há nada mais importante que a família e os nossos filhos....

...abraço grande....

Vitória disse...

Parabéns papá, e filhota.;

Ah acho que não inventaste nadinha, deve estar tudo provado cientificamente..loool

Beijo pai babado

Jorge Pessoa e Silva disse...

Grande LEO


Obrigado, amigo... Tu não és cinco estrelas... tu é 10 estrelas....

Um grande, grande abraço

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Vita

Pai babado mesmo. Mas olha, pegando nas tuas palavras, o que está por provar cientificamente é como uma miúda linda como a minha pode ter sido gerada também por mim... rs... rs... rs...

Beijiiiiinhos e muito obrigado

Liliana Carvalho Lopes disse...

Os meus parabéns atrasados! *que vergonhaaaaaa*

Depois disto, confesso que vou procurar mais sobre o ig-nobel...
Afinal acho que ele tem muito para ensinar! rs rs rs
Hei-de perguntar a esse senhor (sim, porque não quero que ele fique sem trabalho!) coisas como:
- Porque é que "separado" se escreve tudo junto e "tudo junto" se escreve separado?
- Porque é que se deve usar uma agulha esterilizada para dar a injecção letal a um condenado à morte?
- Se o vinho é um líquido, como é que pode ser "seco"?

E pronto, julgo que já tem estudos para uns anitos... Eu é que vou continuar com as minhas dúvidas...

Beijo Jorge!

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Liliana


Parabéns atrasados? Estás a referir-te aos anos da minha filhota? Ela só faz hoje... rs... rs... rs...

Os teus estudos serão entregues aos cientistas competentes. Cheira-me que o primeiro vai ganhar o prémio ig-novel de 2009, o segundo o da medicina e o terceiro o da química... Estás a ver? És um génio

Beijinhos

Moon_T disse...

caro Jorge,

obvio que nao vale a pena comprar oculos para o olho do cu... nao há orelhas para segurar as hastes! mas se for lente de contacto...

Léa disse...

Oba! Hoje tem festa!
Um beijo na minha sobrinha linda!!!
E no lindo pai dela também!

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs...rs...rs...rs...rs...rs.

Grande moon_t

Comentar o quê? rs... rs...

Um grande abraço...

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Léa

Obrigado amiga querida, seus beijinhos serão entregues e os meu guardados com grande carinho

Beijocas grandes para você

Pax disse...

Eu acho que tenho condições para ganhar o Ig-Nobel do próximo ano porque vou dedicar o próximo Inverno à investigação de que a medicina cara, má e inutil funciona igual à medicina barata, má e inutil e ao sistema de saúde em Portugal ou seja: nenhum deles funciona bem.

Beijos :)

Anónimo disse...

Desde que não abdiques de me aturar nas conversas maradas com bolos, acho que fazes bem!

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs..

Pax, se me permites o conselho, eu dedicava-me mais ao estudo do "até onde é possível encher o Jorge de bolos sem ele se fartar?» rs... rs... rs... Esse até deve dar é Nobel... rs... rs...

Jorge Pessoa e Silva disse...

Cris

Posso abdicar de muita coisa, mas das nossas conversas de bolos é que não... rs... rs... É que eu sou mesmo guloso... rs... rs...

Beijinhos

Pax disse...

Jorginho, esse não dá, que eu só quero usar UM INVERNO nesse estudo e não o RESTO DA VIDA :)

Beijo de parabéns à filhota :):):):):)

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs...rs...


Pax, e eu a pensar que irias mesmo usar o resto da tua vida a estudar a minha resistência com bolos... rs...rs...rs...rs... Mas pronto, havemos de encontrar outros assuntos.... rs...rs....rs...

Beijinhos para ti e muito obrigado

Pax disse...

Eu só acho que a tua "estudiosa", num estudo acompanhado desses, passaria a rebolar, em vez de andar. Seria um estudo de numeros redondos ;).
Mas também imagino que existam coisas bem piores na vida :)

Outros assuntos... doces de colher, por exemplo ;)

Beijos :)

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs...rs..

Pax... doces de colher grande, colher grande, claro... rs... rs...

Olha, quem iria ficar redondo era eu, que como muitos mais bolos do que tu... rs... rs...

Beijocas

Pax disse...

Achas tu!
A minha (semi) sorte é que sou muito gulosa mas tenho o estomago pequeno ;)

:)

Equilibrista disse...

Bem... eu disse que estava com medo!! e o pior é que conseguiu ser bem pior do que o que eu esperava =/
Eu passei o dia a magicar nas inúmeras possibilidades do que poderia ter sido, e na tentativa de as "defender" de alguma forma... mas a partir do momento em que vejo falar em "Medicina Falsa" e ainda compara-la com "cara e barata", bem... ele só mesmo com os óculos para o olho do cú, porque os outros dois que lhe restam não devem estar a enxegar bem!!!
Vergonhoso!!
E outra coisa... eu acho que essa revista é uma revista bastante citada... =/
Bem... tenho a dizer-te que há muita boa gente que pensa que é preferivel um urologista desinteressado que um ortopedista com boa vontade, mas isso são piadinhas que até hoje ainda não entendi muito bem, espero um dia entende-las!

Beijinho**

Equilibrista disse...

Ah... parabéns à filhota....
E, fiquei curiosa, com o q comentast no meu blog...
*

Canuca disse...

Parabénsssss aos dois :)

Beijinhos

Jorge Pessoa e Silva disse...

rrs...rs..


Pax, e o meu azar é que no meu estômago cabe mesmo tudo, cruzes, até parece magia... rs... rs...

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs...rs..rs...


Viva equilibrista

Começo pelo fim: aquilo do urologista e do ortopedista foi algo que me saiu na hora, pelo que percebi é também uma piada, digamos, interna ao nível da medicina, mais ao contrário... rs... rs... Se um dia entenderes essa piada avisa-me... rs... rs... rs...

Olha, quanto aos estudos, eu também acho que a revista é bastante conceituada... E, quem sabe, se um profissional ler o estudo até lhe ache alguma piada... Quer dizer, piada acho eu... rs... rs... rs... rs...

Beijinho

Jorge Pessoa e Silva disse...

Equilibrista

Obrigado pelos parabéns. O que comentei foi mesmo para ficares curiosa... rs... rs... Apenas de prometo que não te deixarei nesse estado muito tempo... rs... rs... E que não é nada de transcendente... rs... rs..

Bijinho e obrigado

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva canuquinha


Beijinhos, agradecidos, dos dois, sendo que os meus são um tudo nada mais repenicados... ;-)

Freyja disse...

Caro Jorge,


Muitíssimo Boa Noite!!
Finalmente comprei tempo líquido, 5 litros, para conseguir me deleitar com os meus devorados. Confesso que estava difícil, aquilo esgota no mesmo segundo que aparece, e o parvo do fornecedor tem sempre Stock esgotado!


Anyways... em relação ao teu post tenho-te a dizer que a conclusão do Sr. Não sei o Nome, tem alguma lógica, isto porque o plebe, que nada sabe de medicina, entende que uma máquina grande e com muitos botões há-de surtir melhor efeito que uma simples ligadura. Mesmo que seja para curar não se sabe muito bem o quê. Seria no intuito de fazer de placebo.

È como as senhoras e senhores de idade avançada que vão ás urgências dos centros de saúde porque lhes dói a raiz do cabelo, esperando eles já, que aquilo se trate de algo irremediavelmente dramático - Queda do cabelo próprio da idade!
Ora se tratarmos esses senhores com um simples champô revitalizante e revigorante do couro cabeludo, que custa cerca de 15€ na farmácia, eles vão achar que o médico não deu a devida importância ao caso "gravíssimo" de calvice.
No pólo oposto, se o médico pedir um sem número de exames á prostata ou aos intestinos, eles vão se queixar que vão perder imenso tempo, mas ficam com a clareza de que foram devidamente recebidos pelo Sr. Dr. que está ali sem fazer nada.

Daí que, após este discurso, até ache uma certa lógica ao discurso desse Sr. Vencedor do prémio Ig-Nobil da Medicina.

Só acho estranho é que de facto o sujeito teve o descaramento de publicar o estudo, até porque, para além de publicar inutilidades, andou a perder tempo precioso que poderia ter utilizado para a pesquisa de coisas sérias, como o Cancro ou a SIDA, ou a Pneumonia, ou a Tuberculose, ou... enfim, uma lista enorme de doenças ainda por controlar.

Mas não, o Sr. Não Sei o Nome, achou que era preferível perder tempo e dinheiro, essencial para, por exemplo, calar as bocas de fome de inúmeros americanos.

Enfim... eu perceber, percebo a conclusão do estudo... mas agora qual será a utilidade? Não será do censo comum conhecer os efeitos dos placebos?!


Anyway...dentro desta linha de raciocínio só me parece aceitável a última, porque ideias de merda só mesmo naquela cabeça de cú!


Saudosistas Beijos,

Unknown disse...

Ahhaahah!
Já tinha saudades de vir ler os teus inteligentes disparates ;)

Unknown disse...

ups, joana do açúcar a comentar em cima!!

Anónimo disse...

Mas olha que o olho do cu vê... Vê é mal como o caralho! rrssss

Beijos & Abraços

Léa disse...

Cade o meu amigo? Espero que esteja tudo bem!


Beijinhos!

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Freyja


É com inusitado prazer que te vejo em plena forma intelectual e com a acutilância de raciocínio que te é peculiar.

Nada a acrescentar ao que dizes, tão só aplaudir. E mais do que o que dizes, com acerto, o que me apetece mesmo é aplaudir a tua presença...

Beijinhos

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva 7ºcle


A palavra saudade indicia visitas anteriores. A disparates um conhecimento daquilo que escreve... rs... rs...

Tentei ir ao perfil, mas está reservado...,

Assim, só me resta, penhorado, agradecer-te, com pena de não saber, ou não estar a reconhecer, um pouco mais de ti.

Cumprimentos

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs..rs...rs..rs..


VIVA JOANA

É o que dá responder comentário a comentário... rs... rs... Mas, só por graça, deixo a minha resposta ao 7.º cle... rs...


Beijinhos

Jorge Pessoa e Silva disse...

rs...rs...rs...rs.


Viva Sara e Miguel


"Vê mal como" ou "vê mal o"? rs...rs..

Beijinho e abraço

Jorge Pessoa e Silva disse...

Viva Lea


Meu computador "morreu" e estava de folgas e sem internet...

Está tudo bem, querida amiga

Beijinhos