sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril sempre

A minha filha Joana, que tem apenas cinco anos, olhou hoje para o calendário que temos na cozinha e perguntou:
- Pai, hoje é o dia mundial da árvore?
- Não, filha.
- Pai, então é o dia mundial das flores?
- Não filha, porque perguntas?
- Porque aqui no mapa está um cravo...
- Esse cravo é da Revolução de Abril...
- ... E o que é uma revolução?
Lá tive de explicar o melhor que pude que Portugal vivia numa ditadura e passou a ser uma democracia. Claro que, depois, lá lhe expliquei a diferença entre ditadura e democracia.

- Na ditadura, quem falasse mal do Salazar iria preso e seria torturado. Hoje o País está muito melhor, já que quem falar mal do Sócrates só leva processo em cima, despedimento ou afastamento de funções...

- Durante a ditadura havia a PIDE, mas hoje já não existe polícia política. Há apenas os bufos...

- Durante a ditadura, não havia pão ou arroz para todos. Hoje há. Mas com os preços a dispararem pode é não haver dinheiro para os comprar.

- No 25 de Abril gritava-se «o povo unido jamais será vencido». Hoje ouvem-se as pessoas gritar «o povo, desunido, está fodido».

- Na ditadura não havia cuidados de saúde para todos. Hoje já há muita gente que até consegue uma consulta antes de morrer.

- Antigamente, havia a ditadura dos professores, que davam reguadas aos alunos. Hoje, os alunos exercem democraticamente a agressão a professores.

Enfim, fiz-lhe ver que o País está muito melhor. Só não consegui explicar-lhe porque é que no dia 25 de Abril tive de pagar portagem para atravessar a Ponte... 25 de Abril.

Sem comentários: