quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Ementa de namorados

Em véspera de dia de Namorados, dei uma vista de olhos por várias ementas de locais requintados. Fiquei impressionado com a ementa do Valle-Flôr, restaurante do Pestana Palace Hotel, em Lisboa. Se querem impressionar as vossas caras metades, podem pedir de entrada um “Butternut”, esbroado de requeijão, mel e pinhões. No peixe recomendo o Braz das ovas fumadas, o grão e óleo de Argane numa Harira e de carne peçam Manta de bísaro lacado com maçã e nozes. Na hora da sobremesa, nada melhor do que uma Dacquoise de coco - limão, goma de laranja sanguínea e ganache de tangerina.
Cartas como esta fazem-me sentir que não existe diferença entre um restaurante em Lisboa ou um em Seul. À falta de melhor método, recorro sempre ao "Um, dó, li, tá".
Não me interpretem mal, que este restaurante - tal como outros - está farto de receber prémios gastronómicos e as pessoas parecem gostar muito. Mas eu assumo que tenho dificuldade em lidar com ementas onde só percebo o... preço. E assumo que sou um pouco antiquado. Talvez até pouco sofisticado. Mas nada como uma sopa de peixe, umas ameijoas à bulhão pato, bacalhau com grão, cozido à portuguesa e bolo de bolacha. Um café e um... cigarro.

Sem comentários: