segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Delírios futebolísticos

Segunda-feira é o dia por excelência para se fazer o balanço do fim-de-semana futebolístico.

Gostei de ouvir Ulisses Morais, treinador da Naval, após a derrota com o Benfica, por 0-2: «Fomos melhores do que o Benfica, pois fomos mais capazes, embora aqui e ali menos competentes e foi isso que deteminou o resultado».
Em primeiro lugar, caro Ulisses Morais, "menos competentes" é um eufemismo e tem direitos de autor (Manuel Machado). Em segundo lugar, se a Naval continuar a ser melhor nos restantes jogos e com o mesmo resultado, ainda se arrisca a ser a equipa mais capaz que eu conheço a descer de divisão. Em terceiro lugar, o seu discurso faz-me lembrar o Ricardo quando estava no Sporting: fazia grandes exibições nos intervalos dos frangos.

Paulo Bento, depois da vitória do Sporting (2-0 ao E. Amadora), também soube analisar o que correu menos bem: «Faltou-nos capacidade para ter a bola». Ainda bem, digo eu. Quando o João Moutinho, ao minuto 17, pegou na redondinha, ficou com tal incapacidade para ter a bola que a despachou logo para a baliza. Para quem viu o lance, sabe do que estou a falar. Golaço!

Manuel Machado classificou a exibição do Sporting de Braga, que perdeu com o V. Setúbal (2-3), como «menos brilhante». Para mais, foi brindado com lenços brancos, o que não lhe retira o ânimo, como deu conta, em exclusivo, ao blog rio, logo existo:
- «Entendo que são legítimas, mas extemporâneas, as manifestações de desagrado dos adeptos da colectividade minhota. O objectivo Europeu mantém-se inalterável, desde que a equipa atinja patamares exibicionais consentâneos com a qualidade intrínseca dos atletas que compõem o seu plantel. Temos de melhorar nas transições e na acutilância que emprestamos às movimentações ofensivas, aumentando os índices de aproveitamento das situações de concretização que sabemos criar. Quanto aos adeptos, preferia o tom de linguagem de Jo Berardo no brilhante sketch do Gato Fedorento...

Alguém viu as cenas do treinador do Nacional, que queria bater no Cajuda depois do Nacional ter vencido o Guimarães (1-0)? Depois de Jokanovic ter dito o mês passado em Guimarães, após ter perdido o jogo, que ele próprio se responsabilizava pelo pagamento do prémio aos seus pupilos se vencessem domingo o V. Guimarães, nada me tira da cabeça que Jakonovic insultou Manuel Cajuda nestes termos:
- «Não se pode confiar em ti... Agora vou ter de pagar os prémios e fico teso até final da próxima época... Tinhas logo de perder de propósito só para me levares à falência... Se te apanho a jeito vais andar mais um meses de perna engessada...

Sem comentários: