quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Rábulas parlamentares

Humorista que se preze não pode perder os debates quinzenais no parlamento. Por isso, eu raramente os vejo. Mas já vi alguns.
A parte que eu mais gosto nos debates é quando o grupo parlamentar do PS faz perguntas ao primeiro ministro José Sócrates. A gente a ver aquilo e a perceber que os deputados socialistas fizeram um esforço tremendo para elaborar perguntas complicadas. Soube de fonte não segura que na véspera de um desses debates, durante a sua preparação, até houve um deputado do PS que se levantou, em transe, e vaticinou: «Temos de entalar o Sócrates. Queremos que ele seja conhecido como o novo Martim Moniz.» Perante o aplauso geral e a gargalhada de Manuel Alegre, desataram a imaginar escabrosas perguntas.
- Sr. Primeiro Ministro: como se sente por ser o mais competente, bem falante e bonito líder de Governo que Portugal já conheceu?
- Sr. Primeiro Ministro: qual é o segredo de governar o País tão bem?
- Sr. Primeiro Ministro: não acha que os meninos da oposição são maus e não gostam de brincar connosco?
(À terceira pergunta Manuel Alegre abandona o hemiciclo porque não consegue parar de rir)
As respostas de José Sócrates demonstram como ele é mais esperto do que Martim Moniz. Face a perguntas com rasteira e completamente inesperadas, o primeiro-ministro responde de forma firme e doma o grupo parlamentar, que se levanta para bater palmas como se não houvesse amanhã.
(Manuel Alegre já voltou, sentou-se e não se levantou para bater palmas. Gosta mais de se rir sentado)

Sem comentários: