segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Quem manda la em casa?

Não sei se é para se limpar da borrada que andou a fazer - e digo isto no sentido literal do termo, conforme se podia ler no meu post anterior - o certo é que o meu filho, de apenas 29 meses, decidiu untar-me de graxa. Enquanto a maioria dos filhos diz que o pai é o melhor do mundo, o meu passou a dizer que, passo a citar, «o pai é o melhor de sempre». O que faz toda a diferença por incluir todos os pais que já habitaram este planeta... Por isso, o meu filho escapou à minha ira… É que ele sabe que quando eu fico zangado sou mesmo de meter medo: consigo até fazer cara séria durante dois segundos e meio; faço um gesto com o dedo a dizer que não; e só depois desses dois segundos e meio é que ele se começa a rir...


Neste momento estamos os dois a atravessar uma fase de marcação de terreno, de estudo recíproco, de medir forças entre pai e filho: ou seja, convém definir desde já, enquanto ele é pequeno, quem manda lá em casa. Ou seja… a mãe. Por outro lado, estamos a estudar parcerias de relacionamento, porque nem eu nem o meu filho achámos piada a minha filha ter ido contar à mãe que nos apanhou ontem aos dois a comer gelado com os dedos e fora das refeições.

Quem me estiver a ler ainda é capaz de pensar que lá em casa os meus filhos é que mandam em mim. Ora, nada de mais… certo, se bem que eu luto todos os dias para assumir papéis relevantes para o futuro deles que não sejam apenas o de ‘cavalinho’, ‘palhaço’, ‘apresentador de concursos’,’jogador de futebol’, ‘artista plástico’ ou ‘salteador da arca… recheada de gelados…’

Ontem tive um assomo de brio e reassumi o controlo. Agora, os meus filhos só fazem o que eu mando. Por exemplo, eu digo: «vêm ou ficam?’. E eles vêm ou ficam…

6 comentários:

P.B. disse...

Olá Jorge

Apesar de poucos homens admitirem, são sempre as mulheres que mandam na casa...

E vê-se que os teus filhos são super obedientes, deste o exemplo perfeito rsrsrs

Beijinhos

Jorge Pessoa e Silva disse...

Olá P.B.

As mulheres mandam em tudo, ponto final. Quanto mais cedo o homem perceber isso, melhor para ele, evita o desgaste de lutas nas quais esta condenado a perder.

De resto, os meus filho perceberam logo quem manda. Espero que, ao crescerem, nunca se esqueçam disso, em especial o meu filho.

Beijinhos :-)

Equilibrista disse...

Sabes Jorge...

Não sei se há quem te critique ou não... o que eu tenho a certeza é que os teus filhos vão olhar sempre para a infância deles como um período super feliz, e lembrar-se do pai sempre, sempre com um sorriso na cara!
A minha mãe até hoje fala na altura em que o meu avô rebolava com eles a brincar no chão, e quando a minha avó dizia: "aí Manel, és pior que as crianças"... Mas se visses o sorriso com que ela o faz... dá gosto! =)

**

Jorge Pessoa e Silva disse...

Equlibrista

Beijiiiinho Grande :-))))

Muñeca disse...

Quero só ver quando fores vovô!!!

Só festa lá em casa :)

Beijoca

Jorge Pessoa e Silva disse...

Muñeca

Cheira-me que até lá dou cabo dos meus músculos e da coluna vertebral.. rs..rs.

Beijinhos