quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Sindicato dos Apanhadores de Porrada

Hoje deu-me para pensar que existe uma profissão que não está a ser devidamente valorizada. A dos ‘apanhadores de porrada’.

O leitor mais ingénuo dirá: Jorge, mas isso já existe, chama-se duplo. O mais sarcástico lembrará que não se chama nada duplo, chama-se... ‘contribuinte’.

Não, respondo, é aquela profissão das pessoas – que existem mesmo - que andam sempre atrás de uma boa manifestação e só aparecem quando começa a cena de pancadaria com a polícia. Depois, colocam-se estrategicamente e quando aparece sangue no rosto o que é que fazem? Não, não procuram um médico. Antes disso, procuram uma câmara de televisão para desabafarem desgraças. Serão uma minoria no meio de uma manifestação, mas existem.

A parte que eu mais gosto é aquela em que se queixam da violência policial. Ainda hoje, ao ver na televisão imagens de Atenas, chego à conclusão que têm toda a razão: onde é que pára o bom senso da polícia que reage à bastonada ao lançamento de pedregulhos e de cocktails de molotov? Aliás, alguns dos que vi na televisão devem andar a perder a verdadeira vocação: lançadores de peso. Sempre ganhavam outro tipo de ‘medalhas’...

Dirá agora o leitor: Jorge, estás um pouco reaccionário hoje, não?

Não, pelo contrário. Num ímpeto esquerdista e revolucionário, até defendo a criação de um sindicato dos apanhadores de porrada. E não seria mal pensado a criação de um Contrato Colectivo dos Apanhadores de Porrada, em que se estabeleceriam regras para minimizar os estragos. Os maus da polícia, que de vez em quando também vão para o hospital, também gostariam.

As regras seriam do género:

1 – Os manifestantes têm de comunicar à polícia o local onde vai haver porrada, tal como o tipo de armas de arremesso a usar.

2 – A polícia deve ser informada do local onde os pedregulhos vão cair e compromete-se a responder apenas até aparecer a primeira gota de sangue.

3 – Os polícias comprometem-se também a garantir o direito de liberdade de expressão, protegendo os manifestantes feridos que pretendem falar às televisões.

4 – A polícia compromete-se a usar bastões almofadados, jactos de água do Luso e gás lacrimogéneo que não faça arder os olhos.

5 – Cada batalha campal não pode durar mais de que uma hora, com intervalo de dez minutos.

9 comentários:

FATifer disse...

Pois não sei quanto ao sindicato que sugeres mas digo-te que achei que ficou muito mal foi à associação dos profissionais de polícia vir queixar-se publicamente que os cidadão estão a descarregar na polícia as frustrações da situação actual (sei que não estou a citar mas seria algo assim).

Abraço,
FATifer

Jorge Pessoa e Silva disse...

Grande FATifer

Eu não acho bem nem mal, acho apenas que estão a ver mal o problema. Há gente que está a descarregar as frustrações e fazem-no em quem aparece à frente que representa autoridade, sejam polícias, sejam funcionários públicos, etc.

Depois, há gente que não está a descarregar frustrações porque o único intuito é agitar mesmo, é defender a anarquia e fazem disso não um protesto mas um manifesto quase político.

Não deixo de achar que a polícia tem razão quando questiona porque razão os feridos do lado dos manifestantes merecem muito mais destaque e preocupação do que os feridos do lado dos polícias.

Grande abraço, é sempre um prazer renovado rever-te

Moon_T disse...

estás alaive?

Jorge Pessoa e Silva disse...

Grande Moon :-) Olha, tem dias que nem sei... lol... Mas cá vu andando, sem tempo para nada. E o meu amigo?

Futebol Magazine disse...

Sigam o projecto de revista online mais entusiasmante do universo virtual em português.

Futebol Magazine
www.futebolmagazine.com

Uma tertúlia futebolística para tudo e todos!

P.B. disse...

Saudades de te ler Jorge... Quando voltas ao ativo?
Beijinhos

Anónimo disse...

cheap YQQVeYkZ [URL=http://www.cheapguccireplica.tumblr.com/]gucci handbags outlet[/URL] at my estore sqtIhogx [URL=http://www.cheapguccireplica.tumblr.com/ ] http://www.cheapguccireplica.tumblr.com/ [/URL]

Anónimo disse...

order an BQDcYnHc [URL=http://www.aaareplicahandbags.weebly.com/]purse mirror[/URL] online shopping OSCsBaev [URL=http://www.aaareplicahandbags.weebly.com/ ] http://www.aaareplicahandbags.weebly.com/ [/URL]

Anónimo disse...

buy best KOUUKDNs [URL=http://www.aaareplicahandbags.weebly.com/]7 star replica[/URL] at my estore deFZNGXH [URL=http://www.aaareplicahandbags.weebly.com/ ] http://www.aaareplicahandbags.weebly.com/ [/URL]